Os Nomes de Deus na Bíblia Hebraica

Nome Pessoal de Deus - Yud - Heh - Vav - Heh

 

Veremos a seguir um estudo bíblico jamais visto antes. Nesta obra, veremos na Sefer HaKodesh (Escritura Sagrada), os Nomes de Deus em hebraico apresentado em Sua Palavra, em sua lingua original. Uma revelação dos Nomes Divinos de Deus para as nossas vidas que nos ajudará a entender melhor quem é o nosso Deus e como poderemos desfrutar do poder que há em cada Nome.

Para entendermos melhor, traremos os textos à seguir: original em hebraico ou aramaico (vermelho); a tradução literal (preto) e a tradução João ferreira de Almeida, utilizada pela maioria das pessoas (azul).

 

Shemot HaElohim

Os Nomes de Deus

Tehillim (Salmos) 91:14

14. ki vi chashak va'afalletehu asaggevehu ki-yada shemi.

14. Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei porque conhece o Meu Nome.

14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.


A Bíblia Sagrada em sua escrita original nos idiomas hebraico e aramaico, trazem dezenas de nomes atribuídos à Deus que retratam a Sua natureza, o Seu poder, sua personalidade, sua vontade e a Sua santidade. Vamos está analisando cuidadosamente os textos sagrados observando a escrita original, a tradução literal do texto original e a tradução que a grande maioria das pessoas possui.

 

Para entender melhor este estudo sobre os Nomes de Deus na Bíblia Sagrada, é preciso primeiramente compreender um pouco da gramática judaica e o real significado da palavra Nome.

 

Em hebraico Nome é Shem, e Shem, literalmente significa “caráter”, “essência”, ou ainda “pensamento”, no sentido de representar o que realmente se é ou ensina.

 

E uma das maneiras de conhecermos melhor a Deus é conhecer alguns dos Seus Nomes através dos quais Ele se revelou para que melhor O conhecêssemos e nos relacionássemos com ELE de forma mais íntima e pessoal.

 

É preciso que entendamos que o Nome de Deus em nossos lábios deve sempre estar cheio de conhecimento, que nos deliciamos ao pronunciá-lo.

 

Quando estamos apaixonados, é bem verdade que gostamos de pronunciar o nome da pessoa amada. Ao aprendemos todas as revelações dos Nomes de Deus e pronunciá-los com conhecimento, certamente a presença de Deus invadirá o nosso ser e poderemos até mesmo sentí-Lo mais próximos de nós.

 

Na Sefer HaKodesh, termo hebraico que designa as Escrituras Sagradas, nos mostra que Deus possui dezenas de Nomes que nos ensinam quem de fato ELE é, faz, deseja ou agi em nossas vidas.

 

Deus tem um nome que poderíamos chamar de Nome pessoal, que no hebraico é descrito pelas letras י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh e ocorre 6.828.

 

Com temor de pronunciar este Nome Sagrado de Deus, os judeus O substituíram pela palavra hebraica Adonai que significa literalmente “Meus Senhores”.

 

O nome, Adonai, é pronunciado quando da leitura bíblica ou em orações realizadas fora do ambiente das sinagogas. Dentro das sinagogas, sempre que surge o Nome de Deus, o Tetragrama Divino, ou seja, as letras י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh, os judeus falam HaShem, que significa “O Nome”, se referindo exatamente ao Nome Divino de Deus.

 

O costume de usar Adonai para indicar o tetragrama יי Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh, que transliterado para o português se lê YHWH, começou com a Septuaginta, a primeira tradução do Tanach (Antigo Testamento hebraico) para o grego, a qual foi feita entre 285 e 150 aC, segundo relatos de historiadores judeus.

 

Nesse texto, os tradutores da Septuaginta reduziram à escrito uma tradição oral das sinagogas, onde geralmente se lia "ADONAY" toda vez que ocorria o nome י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH).

 

Seguindo o costume que começou com a Septuaginta, a grande maioria das Bíblias vem empregando até os dias de hoje o título Adonai, traduzido para o português como "SENHOR" com letras maiúsculas como correspondente do Nome divino de Deus י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH).

 

E qual seria então a pronúncia correta para o português que mais se aproxima da real pronúncia do termo Divino י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH)?

 

São duas as razões que levaram os eruditos bíblicos, teólogos, inclusive estudiosos judeus da Bíblia Sagrada, a usarem a forma “Yahweh”, Javé em português, como a mais provável para designar, o nome pessoal do Deus de Israel e também nosso Deus.

 

A primeira é de ordem gramatical e a outra, de ordem documentária.


  • Primeira: De ordem gramatical.

 

De acordo com Shemot (Êxodo) 3:14, Deus se apresentou a Moisés como EU SOU O QUE SOU, o Deus absoluto e imutável.

 

Vejamos o texto em sua forma original em hebraico.

 

Shemot (Êxodo) 3:14

14. vaiyomer Elohim el-mosheh: “Ehyeh Asher Ehyeh” vaiyomer koh tomar livnei yisra'el “Ehyeh” shelachani aleichem.

14. Disse Deus à Moisés: “Eu Sou o que Sou / Eu Serei o que Serei”, e acrescentou: “Eis o que você dirá aos filhos de Israel: ‘Eu Sou/ Eu Serei enviou-me a vocês”.

14. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.


A forma Javé (Yahweh, em hebraico), corresponde ao verbo ‘ehyeh’, repetido em Êxodo 3:14: EU SOU O QUE SOU.


O verbo "ser" aqui é hayah (com י Yud), que em sua forma arcaica era havah (com ו vav).

 

Neste texto de Êxodo 3:14 o verbo está originalmente grafado desta forma: ‘ehyeh, sendo que a vírgula suspensa significa que em hebraico há ali uma letra א alef, que indica a primeira pessoa: EU SOU. Já o י Yud inicial indica terceira pessoa: AQUELE QUE É (Yahweh).

 

Um fato que indica ser “a” a vogal da primeira sílaba de י ה ו ה (YHWH) é a forma abreviada desse nome, que é grafada י ה Yah (JAH, em português).

 

Yah (Jah) ocorre 50 vezes nas Escrituras Hebraicas, 26 vezes sozinho, e 24 vezes na expressão HalleluYah “Aleluia”, a qual é literalmente uma ordem a um grupo de pessoas: “Louvai a Jah.” Todavia, a ocorrência de “Yah”, no original, é completamente desconsiderada em certas versões populares.


Vejamos por exemplo


Shemot (Êxodo) 15:2

2. ozzi vezimrat Yah, vayhi-li lishu'ah. zeh Eli: ve'anvehu Elohei avi: va'aromemenhu.

2. Yah (o SENHOR) é minha força e canção, e tornou-se minha salvação. Este é o meu Deus: eu O glorificarei; o Deus do meu pai: eu O exaltarei.

2.  O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; Ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; Ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.


Tehilim (Salmos) 104:35.

35. yittammu chatta'im min-ha'aretz, uresha'im od einam. barachi nafshi et-Adonai. hallelu-Yah.

35. Que os pecadores desapareçam da terra, e os ímpios não existam mais. Bendiga minha alma ao SENHOR. Louvado seja Yah (Deus).

35. Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.


Nessa última passagem aparece a frase cúltica Hallelu-Yah (Aleluia).

 

Como é que י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH) se tornou Javé em português?

 

Primeiro, o י Yud (Y) inicial hebraico dá “J” em português (como em Yosef – José / Ya’kov – Jacó / Yeshua - Jesus).

 

Segundo, o H inicial e final caem porque não soam em português. Terceiro, o W passa a ser V, que é como transliteramos em português a letra hebraica ו vav. E aí temos Javé.


  • Agora a razão de ordem documentária.

 

Teodoreto, considerado pai da Igreja, da escola de Antioquia, falecido em 457 depois de Cristo, afirmou que os samaritanos, que tinham o Pentateuco em comum com os judeus como Escritura, transliteravam o Tetragrama Divino יי Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH) por Iaoué.

 

Também os papiros mágicos egípcios, que são do final do terceiro século depois de Cristo, dão como corrente a pronúncia acima referida, a de Teodoreto.

 

Finalmente, convém notar que em duas traduções modernas da Bíblia Sagrada está correta a vocalização de יי Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH).

 

Uma delas é a Bíblia de Jerusalém, que traz Yahweh (inglês e português), Yahvé (francês), Yahvéh (espanhol) e Jahwe (alemão), que são reconhecidamente as mais próximas da versão hebraica da Bíblia Sagrada (Sefer Ha Kodesh).

 

A Bíblia da LEB (Edições Loyola, de 1989) usa o nome "Javé" como transliteração de יי Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh.

 

No livro de Bereshit (Gênesis), 2:4 aparece pela primeira vez o tetragrama Divino, o Nome de JAVÉ, י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH - YAHWEH), cujo significado na tradição bíblica é "AQUELE QUE É.".


Bereshit (Gênesis) 2:4

4. elleh toldot hashamayim veha'aretz behibbare'am. beyom asot י Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (Yahweh), Elohim eretz veshamayim.

4. Eis a história dos céus e da terra quando foram criados. No dia em que SENHOR, Deus, fez terra e céu.


Hoje o Tetragrama Sagrado יי Yud, ה Heh, ו Vav- ה Heh (YHWH), que se pronuncia em hebraico Yahweh, está devidamente implantado na língua portuguesa em sua forma correta, que é “JAVÉ."

 

É importante sabermos que, conhecer os nomes de Deus e entender com o espírito, é um grande recurso negligenciado pela Igreja ocidental, ou seja, por nós cristãos. Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecer o Seu Nome.

 

Apesar da comprovação gramatical e documentária da pronúncia do Tetragrama divino YAHWEH, toda vez que surgir este nome, preservaremos a tradição judaica e pronunciaremos o nome Adonai, que significa “Meus Senhores” ou “Meu Senhor”, se referindo a Deus.

 

Tehillim (Salmos) 91:14

14. ki vi chashak va'afalletehu asaggevehu ki-yada shemi.

14. Porque ele me ama, Eu o resgatarei; Eu o protegerei porque conhece o Meu Nome.

14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.


É muito importante conhecermos os Nomes de Deus, pois o SENHOR ensinou aos hebreus que os nomes carregam significado e, portanto carregam uma revelação, e, portanto, a cada nome revelado de Deus, um pouco mais conhecemos sobre Ele.

 

A coragem de Davi contra Golias foi o conhecer e entender tudo o que o Nome de Deus expressa.

 

Shemu’el Alef (I Samuel) - 17:45

45. Vaiyomer david el-happelishti: attah ba elai becherev, uvachanit, uvechidon, ve'anochi va-eleicha beshem Adonai tzeva'ot elohei ma'archot yisra'el asher cherafta.

45. Respondeu David: “Você está vindo à mim com espada, lança e dardos. No entanto, eu vou à você em Nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

45. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em Nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

 

O rei Salomão também sabia que o Nome de Deus poderia ser uma valiosa arma em tempo de guerra. Não só o Nome de Deus é uma arma, mas todos os nomes por Ele revelados nos dão força e refrigério em momentos de dificuldade.

 

Mishlei  Shelomoh (Provérbios) 18:10

10. Migdal-oz shem Adonai; bo-yarutz tzaddik venisgav

10. O nome do SENHOR é torre forte; o justo corre para ela e é elevado (acima do perigo)

10. Torre forte é o Nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.

 

Na oração sacerdotal de Jesus, Ele fala sobre a importância de conhecermos o Nome de Deus, e nós, depois de aprendermos, devemos ensinar aos que estão chegando à família do SENHOR.


Mattityahu (Mateus) 6:9

Avinu Shebashamayim Itkadesh shimcha

Pai nosso do Céu, Santo é o Teu Nome

Pai nosso que estás no céu, santificado seja o vosso nome.

 

Deus se agrada quando confessamos o Seu Nome que é Santo e Poderoso. Aquele que vem em nossa defesa chega diante do trono de Deus como sacrifício de louvor agradável e suave.

 

Yehudim Natzratim (Hebreus) - 13:15

15. Por meio dele, ofereçamos a Deus um sacrifício de louvor, continuamente. Porque este é o fruto de lábios que confessam Seu Nome

15. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.


O Seu Nome é verdade e Justiça, e desta forma poderemos falar como o salmista:

 

Tehillim (Salmos) - 45:17

17. Azkirah shimcha bechol-dor vador; al-ken ammim yehoducha le'olam va'ed.

17. Tornarei Seu Nome conhecido por todas as gerações; assim, os povos te louvarão para todo o sempre.

17. Farei lembrado o Teu Nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente.


Já vimos que o Nome de Deus é Migdal-oz (Torre Forte). Torre é um lugar alto, lugar onde ficam os sentinelas, lugar de vigilância.

 

Sabemos que para usarmos o nome de uma pessoa, fazendo algo em seu nome, é necessário mais do que intimidade; é necessário pertencer à mesma família ou ter uma procuração, e esta procuração recebemos da forma como o Senhor nos concedeu em Marcos 16:17.18.

 

Marcos 16:17.18

17. E estes sinais acompanharão os que confiarem: em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas,

17. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

18. Não serão afetados se pegarem em serpentes ou beberem veneno, e curarão doentes impondo-lhes as mãos sobre eles.

18. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.


Podemos dizer juntamente com o salmista.

 

Tehillim (Salmos) 111:9.

9. Pedut shalach le'ammov tzivah-le'olam. beritov kadosh venora shemo.

9. Ele enviou redenção ao seu povo e decretou que sua aliança duraria para sempre. Seu Nome é santo e temido

9. Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o Seu Nome.

 

O interessante é que antes de transcrever qualquer um dos nomes divinos de Deus, um escriba judeu se prepara espiritualmente para se santificar. Uma vez que ele começa a escrever um nome divino de Deus, ele não pode parar até que esteja terminado. E o escriba não deve ser interrompido ao escrevê-lo, mesmo para saudar um rei.

 

Se um erro for cometido por escrito, o Nome divino não pode ser apagado, mas uma linha deve ser traçada em volta Dele para mostrar que o Nome não é cancelado, e toda a página deve ser colocado em um genizah e uma nova página deve ser iniciada.

 

A Genizah "armazenamento"; é a despensa ou depósito que existe em toda sinagoga judaica, especificamente para guardar esse material em que houve algum erro na escrita do nome de Deus.

 

Vamos agora conhecer, através do Espírito Santo, o que significa alguns Nomes de Deus que se encontram nos textos originais da Bíblia Sagrada, Hebraico e Aramaico, e como eles podem nos ajudar na nossa vida de oração. Vamos colocar o texto em sua língua original, uma tradução literal do texto para o português e ainda o texto utilizado na versão João Ferreira de Almeida.


  • Elohim – Literalmente este nome significa “Deuses”, mas é traduzido com o “O Deus criador”. Elohim é a forma plural de El, que significa "Forte" ou “Elevado”. O nome Elohim ocorre 2.570 vezes no Tanach (Velho Testamento). Este é o primeiro nome de Deus descrito na Bíblia Sagrada, no Livro de Bereshit (Gênesis) 1:1

 

Bereshit (Gênesis) 1:1

1. bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'aretz.

1. No começo criou Deus os céus e a terra

1. No princípio criou Deus os céus e a terra.

 

As vezes o nome Elohim vem acompanhado do tetragrama divino י Yud, ה He, ו Vav, ה He, que é transliterado na língua hebraica por Adonai Elohim, que em português é traduzido como SENHOR Deus.


Bereshit (Gênesis) 2:4

4. elleh toldot hashamayim veha'aretz behibbare'am beyom asot Adonai Elohim eretz veshamayim.

4. Eis a história dos céus e da terra quando foram criados. No dia em que o SENHOR Deus fez terra e céus.

4. Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.


Melachim Alef (I Reis) 8:60

60. Lema'an da'at kol-ammei ha'aretz ki Adonai hu ha'ELOHIM, ein od.

60. Assim, todo o povo da terra conhecerá que o SENHOR é DEUS, e não há nenhum outro.

60. Para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus, e que não há outro.


Divrei HaYamim Beit (II Crônicas) 30:19

19. kol-levavo hechin lidrosh ha'Elohim Adonai, elohei avotav, velo ketahorat hakodesh.

19. Todo aquele que tem o coração inclinado a buscar a Deus, o SENHOR, o Deus de seus antepassados, ainda que não tenha passado pela purificação prescrita em concordância com as coisas santas.

19. Que tem preparado o seu coração para buscar ao SENHOR Deus, o Deus de seus pais, ainda que não esteja purificado segundo a purificação do santuário.


Yesha’yahu (Isaías) 49:22

22. koh-amar adonai Elohim hinneh essa el-goyim yadi ve'el-ammim arim nissi vehevi'u vanayich bechotzen uvenotayich al-katef tinnasenah.

22. Adonai Elohim (SENHOR Deus) responde: “Aceno para as nações, levanto minha bandeira para os povos. Eles terão os filhos nos braços e carregarão as filhas nos ombros.

22. Assim diz o Senhor DEUS: Eis que levantarei a minha mão para os gentios, e ante os povos arvorarei a minha bandeira; então trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros.


Yechezk’El (Ezequiel) 37:5

5. koh amar Adonai Elohim la'atzamot: ha'elleh hinneh ani mevi vachem ruach vichyitem.

5. Assim diz Adonai Elohim (SENHOR Deus) a esses ossos: “porei fôlego entre vocês, e viverão”.

5. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

 

Há ainda outra forma do Nome de Deus usada com o nome Elohim e que ainda mostra outro nome do qual Deus é chamado no hebraico: Adonai Elohim Tzeva’ot (SENHOR Deus dos Exércitos).

 

Tehillim (Salmos) 80:19

19. Adonai Elohim tzeva'ot hashivenu ha'er paneicha, venivashe'ah.

19. SENHOR Deus dos Exércitos, restaura-nos. Faze brilhar Tua face, e seremos salvos

19. Faze-nos voltar, SENHOR Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.

 

Yirmeyahu (Jeremias) 15:16

16. nimtze'u devareicha va'ochelem vayhi devareicha devarecha li lesason ulesimchat levavi ki-nikra shimcha alai Adonai elohei tzeva'ot.

16. Quando encontrei Tuas palavras, eu as devorei; Tuas palavras deram-me alegria, tornaram-me contente, pois, o Adonai elohei tzeva'ot (SENHOR Deus dos Exércitos) fizeste-me levar Teu nome.

16. Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.


OBS: O nome Jeremias, em hebraico Yirmeyahu, e significa “O Senhor estabeleceu (no sentido de elevado ou nomeado por Deus)”. O nome deste profeta como muitos outros nomes bíblicos traz uma forma arcaica do nome de Deus Yahu, uma raiz da escrita semita judaica.


  • El Deus.

 

No hebraico El significa originalmente “acima”, “elevado”, “alto”, e é utilizado para o Deus Criador de Israel, geralmente sendo associado a atributos da divindade de Deus. Este é um Nome, geralmente atribuído ao Deus Pai. Também é utilizado como sufixo de nomes hebraicos como Gavri’El (Gabriel), Dani’El (Daniel), Micha’El (Miguel), Yisra’El (Israel), Shemu’El (Samuel), Yishma’El (Ismael), Immanu’El (Emanuel), etc.

 

Bereshit (Gênesis) 33:20

20. vaiyatzev-sham mizbeach vaiyikra-lo El Elohei Yisra'el.

20. Contruiu ali um altar, que ele chamou “Deus, o Deus de Israel”.

20. E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.


  • El kanna - O Deus Zeloso.

 

Este Nome El kannanão se trata de Deus tendo ciúmes ou inveja porque alguém tem algo que Ele quer ou de que precisa. Deus é zeloso quando alguém dá a outra pessoa algo que pertence somente a Ele. Deus tem zelo por nossa vida. Quando algo nos é precioso, guardamos no lugar mais seguro. Para El kanna somos preciosos, somos a menina dos seus olhos, Seu tesouro particular. É por esta razão que Ele nos guarda debaixo das Suas Asas.

 

Como El, ou seja, como Deus, o Espírito Santo tem intenso ciúme, intenso zelo por nossas vidas.


Shemot (Êxodo) 34:14

14. ki lo tishtachaveh le'el acher ki Adonai kanna shemo, El kanna hu.

14. Pois você não deve se curvar a nenhum outro deus; pois o SENHOR cujo nome é Zeloso, Deus zeloso ELE é.

14. Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.

 

Shemot (Êxodo) 20:5

5. lo-tishtachveh lahem velo ta'avedem ki anochi ADONAI, eloheicha, el kanna; poked avon avot al-banim al-shilleshim ve'al-ribbe'im lesone'ai.

5. Você não se deve curvar a elas nem lhes servir, pois Eu, o SENHOR, seu Deus, Sou um Deus Zeloso; castigo os filhos pelos pecados dos pais até a terceira e quarta geração de quem me odeia.

5. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

 

Ya’akov (Tiago) - 4:4.5

4. moichalides ouk oidate oti ē philia tou kosmou echthra tou theou estin os ean oun boulēthē philos einai tou kosmou echthros tou theou kathistatai

4. Esposas infiéis! Vocês não sabem que amar o mundo é odiar a Deus? Quem escolhe ser amigo do mundo transforma-se em inimigo de Deus!

4. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

5. ē dokeite oti kenōs ē graphē legei pros phthonon epipothei to pneuma o katōkisen en ēmin

5. Ou vocês supõem que a Escritura fala em vão ao afirmar que há um Espírito em nós que tem vontade com intensidade (Tem grande zelo)?

5. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

 

Quando fazemos amizade, aliança com o mundo, o Espírito Santo geme de dor dentro do nosso espírito. Nossos ouvidos foram feitos para ouvirem tão somente a doce voz de Deus.

 

Infelizmente, o ruído ensurdecedor do mundo está criando uma geração de surdos e cegos espirituais. O que um marido diria se sua esposa passasse mais tempo ao telefone do que conversando com ele, mais tempo na casa da vizinha do que ao seu lado?

 

Com El kanna acontece a mesma coisa. Às vezes falamos mais com nossos irmãos do que com o Senhor, passamos mais tempo na companhia de pessoas do que na presença do Deus Zeloso que cuida de nós.

 

El kanna está buscando adoradores como Miriam (Maria), irmã de El’azar (Lázaro), que abandonou os seus afazeres para dar prioridade ao Amado da sua alma. Infelizmente as igrejas estão cheias de Martas, pessoas agitadas, ocupadas, apreensivas e que não têm tirado tempo para a Obra de Deus.


  • El Deot - O Deus das Sabedorias ou Deus do Conhecimento.

 

Nossas ações são vistas por este Deus onisciente. A palavra hebraica "ações" tem um significado de “balança”. E o Deus do Conhecimento ou Deus da Sabedoria pesa cada uma de nossas ações, não importa quão grande ou pequeno. A palavra "pesado", no hebraico, significa medir em peso, para ponderar. Em fazendo isso, Deus determina de que lado da razão nós estamos indo ou como estamos agindo.

 

Shemu’El Alef (I Samuel) 2:3

3. al-tarbu tedabberu gevohah gevohah yetze atak mippichem. Ki El de'ot Adonai velo velo nitkenu alilot.

3. Parem com suas ostentações arrogantes. Não deixem que a arrogância venha de sua boca. Porque o SENHOR é o Deus do Conhecimento, e Ele julga as nações.

3. Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.


  • El-Berit - Deus de aliança ou Deus de pacto.

 

Isto significa que todas as promessas de Deus para as nossas vidas, vão se cumprir no tempo de Deus. Tudo o que o SENHOR tem planejado, guardado e preparado para nós, há de se manifestar para a glória Dele, porque Ele é o El Berit (o Deus de Aliança).

 

Bereshit (Gênesis) 15:18

18. baiyom hahu karat Adonai et-avram berit lemor lezar'acha natatti et-ha'aretz hazzot minnehar mitzrayim ad-hannahar haggadol nehar-perat.

18. Neste dia o SENHOR estabeleceu uma aliança com Avram (Abrão): “Dei esta terra a seus descendentes – desde o vádi (rio) do Egito até o grande rio Eufrates”

18. Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

 

Tehillim (Salmos) 105:7.10

6. zera avraham avdov benei ya'akov bechirav.

6. Vocês, descendência de Avraham (Abraão), seu servo, vocês, descendência de Ya’akov (Jacó), seu escolhido,

6. Vós, semente de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.

7. hu Adonai eloheinu bechol-ha'aretz mishpatav.

7. Ele é o SENHOR, nosso Deus! Seus mandamentos estão em todos os lugares da terra

7. Ele é o SENHOR nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.

8. zachar le'olam berito davar tzivvah le'elef dor.

8. Ele se lembra de Sua aliança para sempre, da palavra que ordenou a mil gerações,

8. Lembrou-se da sua aliança para sempre, da palavra que mandou a milhares de gerações.

9. asher karat et-avraham ushevu'ato leyischak.

9. Da aliança que fez com Avraham (Abraão), do voto que jurou a Yitz’chak.

9. A qual aliança fez com Abraão, e o seu juramento a Isaque.

10. vaiya'amideha leya'akov lechok leyisra'el berit olam.

10. Ele a estabeleceu como lei para Ya’akov (Jacó) e, para Yira’el (Israel), como aliança eterna.

10. E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna,

 

Yechezk’El (Ezequiel) 16:60

60. vezacharti ani et-beriti otach bimei ne'urayich vahakimoti lach berit olam.

60. Todavia, eu me lembrarei da aliança feita com você quando era uma menina, e estabelecerei com você uma aliança eterna.

60. Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna.

 

Yehudim Natzratim (Hebreus) 13:20

20. O Deus de Paz trouxe de volta dentre os mortos o grande Pastor das ovelhas, nosso Senhor Yeshua (Jesus), pelo sangue de uma aliança eterna.

20. Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,


  • El Elyon - Deus Altíssimo

 

Quando aplicado ao SENHOR, o nome de "El Elyon", ressalta Sua maiorsupremacia. Quando os dois nomes "El” e "Elyon" são combinados, o nome resultante pode ser traduzido literalmente como “Deus extremamente Exaltado, Deus extremamente Soberano, Deus extremamente Altíssimo”. Este nome divino é apresentado na Bíblia Sagrada de deus formas: composto “El Elyon” ou simplesmente Elyon”. Ambos se referem ao Deus verdadeiro.


  • · O nome composto "El Elyon"

 

O nome composto "El Elyon" (Deus Altíssimo) ocorre 12 vezes no Tanach (Antigo Testamento). Isso ocorre pela primeira vez em Gênesis.

 

Bereshit (Gênesis) 14:18.22

18. umalki-tzedek melech shalem hotzi lechem vayayin vehu chohen le'El Elyon.

18. Malk-Tzedec (Melquisedeque), rei de Shalem (Salém), trouxe-lhe pão e vinho. Ele era kohen (sacerdote) de El Elyon (Deus Altíssimo)

18. E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

19. vayvarechehu vaiyomar: baruch avram le'El Elyon koneh shamayim va'aretz.

19. E ele o abençoou com estas palavras: Bendito seja Avram (Abrão) pelo El Elyon (Deus Altíssimo), criador do céu e da terra.

19. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

20. uvaruch El Elyon asher-miggen tzareicha beyadecha vaiyitten-lo ma'aser mikkol.

20. E bendito seja El Elyon (Deus Altíssimo), que lhe entregou seus inimigos”. Avram deu-lhe um décimo de tudo.

20. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

21. vaiyomer melech-sedom el-avram: ten-li hannefesh veharechush kach-lach.

21. O rei de Sidom disse a Avram (Abrão): “Dê-me as pessoas e fique com os bens para você”.

21. E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

22. vaiyomer avram el-melech sedom: harimoti yadi el-Adonai El Elyon koneh shamayim va'aretz.

22. Entretanto, Avram (Abrão) respondeu ao rei de Sidom: “Levanto minha mão em juramento ao SENHOR, El Elyon (Deus Altíssimo), criador do céu e da terra”.

22. Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

 

Tehillim (Salmos) 78:35

35. vaiyizkeru ki-Elohim tzuram ve'El Elyon go'alam.

35. E se lembravam de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor.

35. Lembrando que Deus era a sua Rocha, El Elyon (Deus Altíssimo) seu Redentor

 

Tehillim (Salmos) 78:56

56. vaynassu vaiyamru et-Elohim Elyon ve'edotav lo shamaru.

56. Ainda assim, eles testaram Elohim Elyon (Deus Altíssimo) e se rebelaram contra Elerecusando-se a obedecer suas instruções

56. Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos.

 

Tehillim (Salmos) 57:2

2. ekra lElohim Elyon la'El gomer alai.

2. Clamo a Deus, o Altíssimo, a Deus, que cumpre seu propósito para comigo.

2. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.


O único nome "Elyon" aparece nas Escrituras 34 vezes - muitas passagens poéticas, especialmente nos Salmos, e aparece em Deuteronômio com Moisés numa última canção de louvor a Deus.

 

Devarim (Deuteronômio) 32:8

8. behanchel Elyon goyim behafrido benei adam yatzev gevulot ammim lemispar benei yisra'el.

8. Quando o Altíssimo concedeu a cada nação sua herança, ao dividir a raça humana, Ele distribuiu as fronteiras aos povos de acordo com a população de Israel.

8. Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.

 

Outras passagens do Antigo Testamento que usam o único nome "Elyon":

 

Tehillim (Salmos) 9:2

2. esmechah ve'e'eltzah vach azammerah shimcha Elyon.

2. Eu me alegrarei e me exultarei em Ti. Cantarei louvores a Teu nome, Elyon (Altíssimo)

2. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.


B’midbar (Números) 24:16

16. ne'um shomea' imrei-el veyodea' da'at Elyon machazeh Shaddai yechezeh nofel ugului einayim.

16. As palavras de quem ouve as palavras de Deus, aquele que sabe o que Elyon (o Altíssimo) sabe, que vê o que Shadday (Todo Poderoso) vê, que caiu, mas mantém os olhos abertos

16. Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos.

 

Shemu’El Bet (II Samuel) 22:14

14. yar'em min-shamayim Adonai; ve'Elyon yitten kolo.

14. Trovejou dos céus Adonai (O SENHOR), o Altíssimo soou sua voz

14. Trovejou desde os céus o SENHOR; e o Altíssimo fez soar a sua voz.

 

Tehillim (Salmos) 83:18

18. veyede'u ki-attah shimcha Adonai. levaddecha Elyon al-kol-ha'aretz.

18. Faze-os saber que Tu és o único cujo nome é Adonai (SENHOR). Eis o Altíssimo sobre toda terra.

18. Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra.

 

Tehillim (Salmos) 91:1

1. yoshev beseter Elyon, betzel Shaddai yitlonan.

1. Aquele que habita no abrigo de Elyon (do Altíssimo), à sombra de Shaddai (Todo Poderoso) descansará.

1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.


  • El-Ne'eman Deus Fiel ou Deus Justo

 

El-Ne'eman significa dizer que Deus, ainda que o homem seja infiel à Ele, Deus ainda permanece fiel aos seus propósitos. A fidelidade de Deus para conosco é a causa de não sermos consumidos pelo juízo antecipado de Deus. O SENHOR é um Deus Fiel e se formos fieis à Deus, assim como ELE o é conosco, seremos ricamente abençoados.

 

D’varim (Deuteronômio) 7:9

9. veyada'ta ki-Adonai eloheicha, hu ha'Elohim, ha'el hanne'eman shomer habberit vehachesed le'ohavav uleshomerei mitzvotov mitzvotav le'elef dor.

9. Por isso vocês podem saber que Adonai (o SENHOR), seu Deus, é Deus de fato, o Deus Fiel, que guarda Sua aliança e estende graça a quem o ama e guarda duas mitzvot (mandamentos), até mil gerações.

9. Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.


  • El-Nosé Deus perdoador

El Nosé é Aquele que não lança em nossos rostos as nossas falhas, os nossos erros. El Nosé é o Deus que perdoa todo e qual quer pecado. Basta apenas nos arrepender diante Dele e confessarmos à Ele as nossas falhas.

 

Tehillim (Salmos) 99:8

8. Adonai eloheinu attah anitam El nosé hayita lahem venokem al-alilotam.

8. SENHOR nosso Deus, Tu respondeste a eles. Forte para eles um Deus perdoador, ainda que tomaste vingança contra seus maus procedimentos.

8. Tu os escutaste, SENHOR nosso Deus: tu foste um Deus que lhes perdoaste, ainda que tomaste vingança dos seus feitos.


  • El Olam - Deus Eterno

 

El Olam é a forma de afirmar que o nosso Deus nunca foi criado e sempre existiu de eternidade e eternidade. A Bíblia afirma que o Pai é eterno, Jesus é eterno e o Espírito Santo é eterno. Por isso, podemos contar com este Deus que sempre existiu e que sempre existirá para nos livrar de todo mal. Os judeus, em ambientes fora das sinagogas chamam Deus por El Olam “Deus Eterno” ou simplesmente Ha Olam “O Eterno”


Bereshit (Gênesis) 21:33

33. vaiyitta eshel biv'er shava vaiyikra-sham beshem Adonai, El Olam.

33. Avraham (Abraão) plantou uma tamargueira em Be’er Sheva (Berseba) e ali invocou o Nome do SENHOR, Deus Eterno.

33. E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno.


  • El Roí - O Deus que me vê

 

Isto nos dá a plena certeza de que jamais estamos sozinhos, ainda que pareça que sim. O El Ro’i, o Deus que me vê, está sempre me contemplando, e devemos saber que nada irá contra a nossa vida se não for da vontade do Deus que tudo vê, tudo sabe e tudo conhece, o El Ro’i

 

Bereshit (Gênesis) 16:13

13. vattikra shem-Adonai haddover eleiha attah El Ro'i ki amerah hagam halom ra'iti acharei ro'i.

13. Então, ela denominou o SENHOR que conversou com ela o “Deus que me vê”, pois disse: “Eu relmente vi O que me vê. (e permaneci viva)

13. E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?


  • El Echad Deus Único

 

El Echad é o Único Deus verdadeiro que podemos contar sempre. ELE, apesar de UM, é suficientemente capaz de todas as coisas. El Echad tem domínio sobre tudo e sobre todos.

 

Há uma revelação que devemos entender neste Nome Sagrado de nosso Deus. A palavra hebraica ECHAD (Único ou Um) corresponde a uma unidade composta. Ou seja, ECHAD quer dizer um Único Deus representado por mais de um ser santo, o que podemos chamar “Triunidade perfeita de Deus”, que a grande maioria dos cristão chama de “Trindade”.

 

Mal’achi (Malaquias) 2:10

10. halo av echad lechullanu? halo El echad bera'anu? maddua' nigad ish be'achiv lechallel berit avoteinu?

10. Não temos todos o mesmo Pai? Não foi o Deus Único que nos criou a todos? Por que somos infiéis uns aos outros, profanando a aliança de nossos antepassados?

10. Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?


  • El Emet Deus da Verdade

 

Este Nome Sagrado de Deus traz uma das características única do verdadeiro Deus, que é a verdade. Deus é a verdade e Nele só há a verdade. Por isso, podemos confiar em Deus sempre, e termos a certeza de que tudo o quanto está escrito nas Sagradas Escrituras vai se cumprir porque o El Emet (Deus da Verdade) prometeu.

 

Tehillim (Salmos) 31:5

5. beyadechá afkid ruchi paditah oti Adonai El emet.

5. Em tuas mãos entrego meu espírito; resgata-me, SENHOR, Deus da Verdade

5 Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.


  • El Tzaddik – Deus Justo

Yesha’yahu (Isaías) 45:21

21. haggidu vehaggishu af yivva'atzu yachdav mi hishmia' zot mikkedem me'az higgidah? halo Ani Adonai? ve'ein-od Elohim mibbal'adai El-tzaddik umoshia' ayin zulati.

21. Que eles se levantem e apresentem seu caso. Que tomem conselho em conjunto. Quem o predisse há muito tempo e o anunciou num passado distante? Não fui Eu, o SENHOR? Não há outro Deus além de Mim, o Deus justo e salvador.

21. Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.


  • El Shaddai Deus Todo Poderoso ou Deus Suficiente.

 

Este é um dos nomes de DEUS descrito nas Sagradas escrituras e que significa “Deus Todo-poderoso”. El Shaddai é o DEUS que é suficiente para suprir todas as necessidades de seu povo. “Shaddai” deriva da palavra seio e transmite a ideia de nutrição, satisfação. Junto com “El” se torna “Aquele que é poderoso para nutrir, suprir e satisfazer”, ou seja, EL SHADDAI é o Àquele que supre todas as nossas necessidades.


 

Bereshit (Gênesis) 17:1

1. vayhi avram ben-tish'im shanah vetesha shanim vaiyera Adonai el-avram vaiyomer elav: Ani-El Shaddai hithallech lefanai vehyeh tamim.

1. Quando Avram (Abrão) tinha 99 anos, o SENHOR apareceu à ele e lhe disse: “Eu Sou o Deus Todo Poderoso. Ande na Minha presença e seja puro.

1. SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

 

Shemot (Êxodo) 6:2.3

2. vaydabber Elohim el-mosheh vaiyomer elav ani Yud-Heh-Vav-Heh (ADONAI).

2. Deus falou com Mosheh (Moisés), dizendo-lhe: “Eu Sou o SENHOR.

2. Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o SENHOR.

3. va'era el-avraham el-yitzchak ve'el-ya'akov be'El Shaddai ushemi Yud-Heh-Vav-Heh (ADONAI) lo noda'ti lahem.

3. Apareci a Avraham (Abrão) Yitz’chak (Isaque) e Ya’akov (Jacó) como El Shaddai (Deus Todo Poderoso), apesar de não me ter feito conhecer o Meu Nome, Yud-Heh-Vav-Heh (Adonai) SENHOR

3. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido.


  • El Gibor Deus Forte ou Deus Poderoso

 

Este Nome Dvino retrata a força e o poder que possui o nosso Deus. El Gibor é o Deus que não perde batalha. El Gibor, segundo os estudiosos judeus, representa a imagem de Deus como um guerreiro e campeão. Podemos então, sempre contar com El Gibor, na certeza de que ELE é poderoso para nos fazer vitoriosos.

 

Yesha’yahu (Isaías) 9:6

6. ki-yeled yullad-lanu, ben nittan-lanu, vattehi hammisrah al-shichmo, vaiyikra shemo: Pele yo'etz, El gibbor, Avi'ad Sar-shalom.

6. Pois uma criança nasceu para nós, um filho nos foi dado; o domínio repousará sobre seus ombros, e a ele será dado o nome: “Maravilha de Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.


  • El Haggadol O Grande Deus

 

El Haggadol é o que podemos entender do nosso Deus como o único verdadeiramente grande em poder e glória. O Deus que o mundo e tudo o que nele há, cabe em Sua mão e que nada está longe ao alcance DELE. Podemos assim, ter a certeza de que tudo está sob a autoridade do Deus Grande, o El Hagaddol.


Devarim (Deuteronio) 10:17

17. ki Adonai eloheichem hu Elohei ha'elohim va'adonei ha'adonim ha'El haggadol, haggibbor vehannora asher lo-yissa fanim velo yikkach shochad.

17. Pois o SENHOR, o Deus de vocês, é Deus dos deuses e Senhor dos senhores, o Deus Grande, poderoso e assombroso, que não favorece ninguém e não aceita subornos.

17. Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas.

 

Nechemyah (Neemias) 1:5

5 va'omar: anna, Adonai, Elohei hashamayim! ha'El haggadol vehannorá, shomer habberit vachesed le'ohavav uleshomerei mitzvotav.

5. Eu disse: “Por favor, SENHOR, Deus do Céu! Tu eis o Deus grande e terrível, que guardas a aliança e estende graça a quem te ama e guarda Tuas mitzvotav (Seus mandamentos)

5  E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;


  • El HakkavodDeus da Glória

 

A expressão El Hakkavod, “o Deus da Glória” é muito rara. Ocorre apenas duas vezes em toda a Bíblia Sagrada. Uma vez no Tanach (Antigo Testamento) e uma vez na Brit Hadashah (Novo testamento). É interessante e instrutivo pensar nisso. Em toda a Bíblia encontramos revelações profundas e admiráveis sobre as características de Deus através de Seus Nomes Sagrados, mas esta, que é bela por si só, Deus só a revelou duas vezes. O contexto, porém, em que esta expressão ocorre em cada um dos versículos, nos ensina um contraste nítido entre Deus e os deuses dos homens.

 

Tehellim (Salmos) 29:3

3. kol Adonai al-hammayim El-hakkavod hir'im Adonai al-mayim rabbim.

3. A voz do SENHOR está acima das águas; o Deus da Glória troveja, a voz do SENHOR é mais alta que as águas tempestuosas.

3. A voz do SENHOR ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o SENHOR está sobre as muitas águas.


Atos 7:2

2. E Estevão disse: “Irmãos e pais, ouçam-me! El Hakkavod (o Deus da Glória) apareceu a Avraham avinu (Abraão nosso pai) na Mesopotâmia, antes de morar em Haran

2. E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã


  • El Hakkadosh Deus o Santo.

 

A palavra Kadosh, Santo em hebraico, é atribuída apenas a Deus. Desta palavra vêm diversas variantes que traduzem a vontade de Deus em também sermos santos, assim como ELE é Santo. Poderemos contar com El HaKadosh, sabendo que o Deus Santo é puro e poderoso para fazer todas a coisas por nós.

 

Yeshayahu (Isaías) 5:16

16. vaiyigbah Adonai tzeva'ot bammishpat, veha'El hakkadosh nikdash bitzdakah.

16. Contudo, o SENHOR dos Exércitos é exaltado por meio da justiça, e Deus, o Santo, é consagrado por meio da retidão.

16. Porém o SENHOR dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça.

 

Yeshayahu (Isaías) 9:3

3. vekara zeh el-zeh ve'amar: kadosh kadosh kadosh Adonai tzeva'ot melo chol-ha'aretz kevodo.

3. Eles clamavam uns para os outros: “Santo, Santo, Santo, é o SENHOR dos Exércitos! A terra inteira está repleta da Sua glória

3  E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.


  • Kadosh Yisra’El - O Santo de Israel.

 

Este nome nos faz lembrar duas coisas importantes: a primeira a nossa responsabilidade de orar e amar a nação e o povo de Israel. A segunda que somos a Israel espiritual e devemos ser santos como Ele é santo, e saber distinguir entre o santo e o profano na nossa vida e ainda nos faz lembrar da Aliança de Sangue. Yeshua (Jesus) é o Santo de Israel e nós somos sua propriedade particular.


Tehillim (Salmos) 89:18

18. ki lAdonai maginnenu, velikadosh Yisra'el malkenu.

18. Pois o nosso escudo vem do SENHOR, nosso rei vem do Santo de Israel

18. Porque o SENHOR é a nossa defesa, e o Santo de Israel o nosso Rei.

 

Existem muitas palavras que derivam de Kadosh e cada uma delas nos ajuda à melhor entendermos o significado deste nome sagrado do nosso Deus:


  • Kadesh - Significa Sagrado.

 

Se somos santos, tudo o que fazemos deve ser sagrado, tudo que nos pertence está separado para o serviço de Deus . A sombra de Pedro era Kadesh; o lenço de Paulo era Kadesh; a vara que Moisés tinha era Kadesh. A unção não está só dentro de nós, transpiramos esta unção, exalamos esta unção. Devemos tomar consciência verdadeira sobre a santidade.


  • Kidush - Significa santificação, consagração.

 

À cada sexta-feira os judeus no mundo inteiro consagram o kidush, que é a taça de vinho tomada no Shabath (sábado). Este ato significa a espera da vinda do Hayom LAdonai (O Dia do SENHOR). O dia em que todos os que praticam o Shabat, se preparam para o dia em que é separado exclusivamente para glorificar a Deus por tudo o que ELE tem feito, desde a criação do universo, até hoje, por todos nós, mesmo não sendo merecedores destas bênçãos divinas.

 

Devemos saber que a Igreja hoje está vivendo o sexto dia. Precisamos nos consagrar porque próxima está a vinda do noivo para tomarmos o vinho das Bodas juntos.


  • Kasher - significa apto, puro.

 

Kasher são os alimentos considerados puros através das Leis de Moisés, mas, a Igreja deve ter fome do alimento mais puro do mundo, o pão do céu, a palavra revelada. Todos os que se alimentam da Palavra de Deus, está se alimentando de alimento kasher, e será considerado um "adam kasher" – uma pessoa santa.


  • Kadish - significa santificação.

 

É a oração recitada durante 11 meses, 3 vezes ao dia, pelas pessoas enlutadas todos os dias. Está é uma oração de exaltação à Soberania de Deus, porque enquanto a pessoa está adorando, Deus estará trabalhando nas suas emoções. Exaltar o Nome de Deus com sabedoria e reverência, nos cura e santifica.


  • Kidush - significa santidade, mas, é a palavra usada para noivado.

 

Se um judeu hoje lhe convidasse para o seu noivado, ele lhe convidaria para o seu kidushin. Kidushin é um estado de compromisso. O noivo entrega um anel à sua noiva dizendo "que sejas consagrada para mim, por este anel conforme a lei de Moisés e de Israel".

 

A Igreja atual está num estado de kidushin com o SENHOR. Ele foi até o Pai preparar a nossa morada, deixando em nossos corações uma aliança de compromisso. Esta aliança é o Espírito Santo. Uma noiva anseia pelo dia do casamento. Ela se prepara com enxoval, prepara também a sua aparência.

 

Infelizmente, muitos de nós somos noivas que não desejamos pelas bodas. Muitas como noivas teimosas, não estão comprando o seu enxoval.

 

A noiva precisa estar com vestes limpas, sem ruga, sem mácula, adornada, alimentada com leite (Palavra) e vinho (unção, compromisso) e com bastante óleo sobre a sua lâmpada.

 

Todas estas palavras derivam de Kadosh e nos ajudam à entender um pouco mais sobre a Santidade de Deus.


  • El Chai Deus Vivo

 

Este Nome Divino traz uma das características de um verdadeiro Deus, a eternidade da vida. Muitos foram feitos deuses após a morte, mas o El Chai, o Deus Vivo, sempre foi Deus, desde a eternidade. E mesmo aqueles que já morreram Nele, terão novamente a vida, e desta vez, uma vida eterna na glória com ELE.


Yehoshua (Josué) 3:10

10. vaiyomer yehoshua': bezot tede'un ki El chai bekirbechem vehoresh yorish mippeneichem et-hakkena'ani ve'et-hachitti ve'et-hachivi ve'et-happerizi ve'et-haggirgashi veha'emori vehayvusi.

10. Então disse Yehoshua (Josué): “É assim que vocês saberão que o Deus Vivo está aqui com vocês e que, sem falhar, ELE retirará de diante de vocês o kena’ani (cananeu), o hiti (heteu), o hivi (heveu), o p’rizi (Perizeu), girgashi (girgazeu), o emori (amorreu) e o y’vusi (jebuseu).

10. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.

 

Tehillim (Salmos) 42:2

2. tzame'ah nafshi lElohim, le'El chai! matai avo ve'era'eh penei Elohim?

2. Estou sedento por Deus, pelo Deus Vivo! Quando me apresentarei diante de Deus?

2. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?


Tehillim (Salmos) 84:2

2. nichsefah vegam-kaletah nafshi lechatzrot Adonai libbi uvesari yerannenu El El-chai.

Minha alma suspira; sim, desfalece toda pelos pátios do SENHOR. Meu coração e meu corpo clamam por regozijo pelo Deus Vivo.

2 A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus Vivo.


A Bíblia traz ainda cerca de 60 vezes a expressão Elohim Chaiym, que também significa “Deus Vivo” ou “Deus da vida”.

 

Shemu’El Alef (I Samuel) 17:26

26. vaiyomer david el-ha'anashim ha'omedim immov lemor: mah-ye'aseh la'ish asher yakkeh et-happelishti hallaz vehesir cherpah me'al yisra'el? ki mi happelishti he'arel hazzeh ki cheref ma'archot Elohim chaiyim?

26. Davi disse aos homens que estavam junto dele: “Que recompensa será dada ao homem que matar este p’lishti (filisteu) e remover esta desgraça de Israel? Quem é, de qual quer maneira esse incircunciso p’lishti  para desafiar os exércitos do Deus Vivo?

26. Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?


Yirmeyahu (Jeremias) 10:10

10. vAdonai Elohim emet, hu-Elohim chaiyim, umelech olam. mikkitzpo tir'ash ha'aretz velo-yachilu goyim za'mo.

10. No entanto, o SENHOR Deus é a verdade, o Deus Vivo, o Rei eterno. Em sua ira a terra treme; as nações não podem suportar sua fúria.

10. Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.


  • El Hashamayim Deus do Céu

 

Este Nome Sagrado identifica a divindade do nosso Deus e a Sua morada particular, o céu; onde um dia, sob a promessa feita por Jesus a todos os que creem em Seu Nome, também iremos morar.


Tehillim (Salmos) 136:26

26. hodu le'El hashamayim ki le'olam chasdo.

26. Deem graças ao Deus do Céu, porque Sua graça dura para sempre

26. Louvai ao Deus dos céus; porque a sua benignidade dura para sempre.

 

Existe ainda outros nomes divino que derivam deste mesmo Nome e que têm o mesmo significado: Elohei HaShamayim e Eloah Shamaiym “Deus do Céu”.

 

Bereshit (Genesis) 24:3

3. ve'ashbi'acha bAdonai Elohei hashamayim vElohei ha'aretz asher lo-tikkach ishah livni mibbenot hakkena'ani asher anochi yoshev bekirbo.

3. Pois desejo que você jure pelo SENHOR, o Deus do céu e Deus da terra, que não escolherá uma mulher para meu filho dentre as mulheres cananéias, entre as quais eu vivo

3. Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.

 

Esra (Esdras) 5:12

12. lahen min-di hargizu avahotana le'Elah shemaiya yehav himmo beyad nevuchadnetzar melech-bavel kasdayah kasda'ah uvaytah denah satreh ve'ammah hagli levavel.

12. No entanto, pelo fato de nossos antepassados terem provocado o Deus do Céu, ELE os entregou a N’vuchadnetzar (Nabucodonosor),  rei de Bavel (Babilônia), o kasdi (o caldeu); Ele dstruiu essa casa e levou o povo para Bavel (Babilônia).

12. Mas depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, o caldeu, o qual destruiu esta casa, e transportou o povo para Babilônia.


  • El Chaiyai - O Deus da minha vida

 

Este Nome divino revela que não somos filhos bastardos, mas temos um Pai que nos deu a vida e que cuida de nós. Neste Deus podemos confiar sempre e saber que a nossa vida está sob a Sua proteção divina.

 

Tehillim (Salmos) 42:8.

8. yomam yetzaveh Adonai chasdo, uvallaylah shirah shiro immi tefillah le'El chaiyai.

8. De dia, o SENHOR comanda Sua graça, e, a noite, Sua canção é comigo como uma oração ao Deus da minha vida.

8. Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

  • El Chaiyai - O Deus da minha vida

 

Yonah (Jonas) 4:2.

2. vaiyitpallel el-Adonai vaiyomar: annah Adonai, halo-zeh devari, ad-heyoti al-admati? al-ken kiddamti livroach tarshishah. ki yada'ti ki attah El-channun verachum erech appayim verav-chesed, venicham al-hara'ah.

2. Ele orou ao SENHOR: “SENHOR, eu não Lhe disse que isso ocorreria, quando ainda estava em minha terra? Esse é o motivo de eu ter tentado fugir para Tarshish (Tarsis). Eu sabia que Tu és um Deus misericordioso e compassivo, vagaroso para irar-se e rica em graça, e que compadeces e não aplicas a punição.

2. E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.


  • El Sal’i - Deus da minha fortaleza, ou Deus minha Rocha.

 

Sal’i significa penhasco ou rochedo em hebraico, usado nos textos sagrados poeticamente como Tzur (Rocha). Em El Sal’i, sabemos que podemos sempre confiar, porque os que confiam no SENHOR são como os montes, que nunca são abalados.

 

Tehillim (Salmos) 42:9

9. omrah le'El sal'i: lamah shechachtani? lammah-koder elech belachatz oyev?.

9. Digo a Deus, Minha Rocha (minha fortaleza): Por que Te esqueces de mim? Por que devo sair vagueando, oprimido pelo inimigo?

9. Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?


  • El Yeshuati - O Deus da minha salvação.

 

Este é um dos Nomes divino de Deus que podemos, realmente, vivermos tranquilos. Sabemos que Deus nos amou e entregou o Seu filho Jesus para morrer e ressuscitar, e através deste sacrifício pleno e eterno, tivemos direito a ganhar a salvação. O Nome de Jesus em hebraico, Yeshua, é a forma masculina da palavra yeshu’ah, que significa salvação, libertação e vitória. Logo, Deus nos deixa bem claro através da Sua bendita Palavra, que não há salvação se não por Jesus.

 

Yesha’yahu (Isaías) 12:2.

2. hinneh El yeshu'ati etach velo efchad ki-azzi vezimrat; Yah Adonai vayhi-li lishu'ah.

2. Vejam! Deus é minha salvação. Estou confiante e não tenho medo; pois Yah (JAH), o SENHOR é minha força e minha canção e tornou-se minha salvação.

2. Eis que Deus é a minha salvação; Nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.


  • Elohah Deus

 

A forma hebraica Elohah que parece ser uma forma singular feminina do Elohim, é relativamente rara, ocorrendo apenas em poesia e prosa. Somente no Livro de Jó esse Nome divino ocorre 41 vezes.

 

Iyo’v (Jó) 5:17

17. hinneh ashrei enosh yochichennu elohah umusar shaddai al-tim'as.

17. Como é feliz aquele a quem Deus corrige. Pois este não rejeita a disciplina do Todo Poderoso.

17. Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.


Iyo’v (Jó) 19:26

26. ve'achar ori nikkefu-zot umibbesari, echezeh elohah.

26. Então, depois que a minha pele tiver sido destruída, mesmo sem minha carne, verei Deus.

26. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,


Existem ainda outras formas compostas que identificam a grandeza e o poder de Deus. Todos esses nomes estão descritos nas Sagradas Escrituras m sua escrita original.


  • ElahDeus

 

Elah do hebraico, no plural se diz "Elim", é o aramaico da palavra para "impressionante". A origem da palavra é incerta e pode ser relacionado a uma palavra de raiz, que significa "medo" ou "reverência".

 

Elah é encontrado no Tanach (Antigo Testamento) nos livros de Esdras, Daniel e Jeremias (Jeremias 10:11, é o único versículo em todo o livro escrito em aramaico).

 

Elah é usado para descrever os deuses pagãos e o Deus único e verdadeiro.


  • Elah avahati Deus de nossos antepassados (pais)

 

Dani’El (Daniel) 2:23

23. lach Elah avahati mehode umeshabbach anah di chachemeta ugevureta yehate li uche'an hoda'tani di-ve'eina minnach di-millat malka hoda'tena.

23. Deus de meus antepassados, eu Te agradeço e louvo por me dares sabedoria e poder, e revelares o que Te pedimos, para darmos a resposta ao rei.

23. Ó Deus de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei.


  • Elah elahim - Deus dos deuses.

 

Dani’El (Daniel) 2:47

47. aneh malka ledaniyel ve'amar: min-keshot di elahachon hu Elah elahin, umare malchin vegaleh razin, di yecheleta lemigle razah denah.

47. Disse o rei a Daniel: “Seu Deus é de fato, Deus dos deuses, o Senhor de reis e o revelador de segredos, pois você foi capaz de revelar este segredo.

47. Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.


  • Elah Yisrael - Deus de Israel

 

‘Esra (Esdras) 5:1

1. vehitnabbi chaggai nevi'ah neviya uzecharyah var-iddo nevi'aiya neviyaiya al-yehudaye di vihud uvirushelem beshum Elah Yisra'el aleihon.

1. Os profetas Hagai (Ageu) e Z’charyah, o filho de ‘Iddo (Ido), profetizaram aos habitantes de Y’hudah (Judá) que estavam em Yerushalayim (Jerusalém) e Y’hudah (Judá); em nome do Deus de Yisra’El (Israel), profetizaram para eles.

1. E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.


  • Elah Yerushalayim - Deus de Jerusalém

 

‘Esra (Esdras) 7:19

19. umanaiya di-mityahavin lach lefalechan beit elahach hashlem kodam Elah Yerushalayim.

19. Os utensílios dados a você para o serviço da casa de seu Deus, entregue-os ao Deus de Jerusalém

19. E os utensílios que te foram dados para o serviço da casa de teu Deus, restitui-os perante o Deus de Jerusalém.


  • Elah Shemaya - Deus do Céu

 

‘Esra (Esdras) 7:23

23. kol-di min-ta'am Elah shemaiya yit'aved adrazda leveit Elah shemaiya di-lemah leheve ketzaf al-malchut malka uvenohi.

23. Tudo o que for ordenado pelo Deus do Céu, deve ser realizado com exatidão para a casa do Deus do Céu; por que Ele se iraria contra o rei e seus filhos?

23. Tudo quanto se ordenar, segundo o mandado do Deus do céu, prontamente se faça para a casa do Deus do céu; pois, para que haveria grande ira sobre o reino do rei e de seus filhos?

 

Há anda outras formas compostas nos Nomes Divinos para designar o Nome de Deus. Estas formas vêm acompanhadas do Tetragrama Divino composto pelas letras hebraicas Yud – Heh – Vav – Heh, que segundo já vimos, tanto gramaticalmente quanto historicamente, este Nome se pronuncia Yahweh (Javé), mas que preservaremos o costume judaica de pronunciar Adonai.

 

Nestes textos das Sagradas Escrituras, vemos o Tetragrama Divino, também conhecido como o Nome pessoal de Deus, acompanhado de outros atributos de Deus. Em Gênesis:2:4 é escrito pela primeira vez o Tetragrama e vem acompanhado do Nome Elohim, Adonai Elohim (SENHOR Deus).


  • Adonai Elohim SENHOR Deus

 

Bereshit (Gênesis) 2:4

4. elleh toldot hashamayim veha'aretz behibbare'am beyom asot Yud – Heh – Vav – Heh (Adonai) Elohim eretz veshamayim.

4. Eis a historia dos céus e da terra quando foram criados. No dia em que SENHOR Deus, fez terra e céu.


Tehillim (Salmos) 24:10

10. mi hu zeh melech hakkavod? Adonai tzeva'ot, hu melech hakkavod (selah).

10. Quem é este glorioso rei? SENHOR dos Exército, ELE é o Glorioso Rei (pausa)

10. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)


  • Adonai Tzeva’ot SENHOR dos Exércitos

 

Yirmeyahu (Jeremias) 51:57

57. vehishkarti sareiha vachachameiha pachoteiha useganeiha vegibboreiha veyashenu shenat-olam velo yakitzu ne'um-hammelech Adonai tzeva'ot shemo.

57. “Embebedarei seus líderes e sábios, seus governantes, embaixadores e guerreiros. Eles dormirão para sempre e nunca açodarão”, diz o Rei, SENHOR dos Exércitos, é o Seu nome.

57. E embriagarei os seus príncipes, e os seus sábios e os seus capitães, e os seus magistrados, e os seus poderosos; e dormirão um sono eterno, e não acordarão, diz o Rei, cujo nome é o SENHOR dos Exércitos."

 


  • Adonai Elyon SENHOR Altíssimo

 

Tehillim (Salmos) 47:2

2. ki-Adonai elyon nora melech gadol al-kol-ha'aretz.

2. Pois SENHOR Altíssimo é maravilhoso, um grande rei sobre a terra

2. Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.

 

 

  • Adonai tzidkenu SENHOR nossa justiça

 

Jeremias 33:16

16. baiyamim hahem tivvasha yehudah virushalim tishkon lavetach vezeh asher-yikra-lah Adonai tzidkenu.

16. Quando chegarem aqueles dias, Judá será salvo, Jerusalém viverá em segurança, e o nome dado a ela será Adonai Tzidkenu (SENHOR nossa justiça)

16. Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR é a nossa justiça.

 


  • Adonai  Nissi SENHOR é minha bandeira (Meu milagre)

 

Shemot (Êxodo) 17:15

15. vaiyiven mosheh mizbeach, vaiyikra shemo Adonai nissi.

15. Moisés erigiu um altar, e o chamou SENHOR é minha bandeira (meu milagre)

15. E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.


  • Adonai Yir’eh – SENHOR proverá (SENHOR é visto)

 

Bereshit (Gênesis) 22:14

14. vaiyikra avraham shem-hammakom hahu YAHWEH (Adonai) yir'eh; asher ye'amer haiyom behar Adonai yera'eh.

14. Chamou Abraão o nome do lugar SENHOR proverá (SENHOR vê), como se disse nesse dia “Na montanha, SENHOR é visto”

14. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.


  • Adonai Rafa Deus cura

 

Shemot (Êxodo) 15:26

26. vaiyomer im-shamo'a tishma lekol Adonai eloheicha vehaiyashar be'einav ta'aseh veha'azanta lemitzotav veshamarta kol-chukkav kol-hammachalah asher-samti vemitzrayim lo-asim aleicha ki ani Adonai rofe'echa.

26. Ele disse: “Se vocês ouvirem com atenção a voz do SENHOR, seu Deus, e fizerem o que ELE considera certo, prestarem atenção aos Seus mandamentos e guardarem Suas leis, Eu não os atingirei com nenhuma das doenças com as quais afligi os egípcios, pois Eu Sou o SENHOR, o Que cura vocês.

26. E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.


  • Adonai Magen SENHOR nosso escudo (nossa proteção).

 

Tehillim (Salmos) 3:3

3. ve'attah, Adonai, magen ba'adi, kevodi, umerim roshi.

3. Mas Tu, SENHOR, és um escudo para mim; és minha glória, elevaste minha cabeça

3. Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.

 

Na hora dos ataques quando sentimos nossos inimigos disparando dardos e flechas contra nós, nada mais confortador do que declarar: "tuas armas não prevalecem contra mim , pois Aquele que é meu escudo (Magem) vai adiante de mim, Ele me envolve por completo, fico como que dentro de uma cápsula".

 

O escudo dos soldados romanos os envolvia do alto da cabeça à planta dos pés, mas o escudo do Senhor nos envolve por completo.

 

Bereshit (Genesis) 15:1

1. achar haddevarim ha'elleh hayah devar Adonai el-avram bammachazeh: lemor al-tira avram. Anochi Magen lach secharecha harbeh me'od.

1. Algum tempo depois, a palavra do SENHOR veio a Abrão em uma visão: Não temas, Abrão. Eu Sou seu protetor, sua recompensa será muito grande”.

1. DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.


Tehillim (Salmos) 7:10

10. Maginni al-Elohim moshia' yishrei-lev.

10. O meu escudo é Deus, que salva o retos de coração.

10. O meu escudo é Deus, que salva os retos de coração.


  • Adonai Ro’i SENHOR é o meu pastor

 

Tehillim (Salmos) 23:1

1. mizmor ledavid Adonai ro'i, lo echsar.

1. Canção de Davi. O SENHOR é meu pastor, Não preciso de nada

1. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.


  • Adonai Shalom SENHOR é paz

 

Shof’tim Juizes 6:24

24. vaiyiven sham gid'on mizbeach lashem vaiyikra-lo Adonai shalom ad haiyom haz·zeh odennu be'aferat avi ha'ezri.

24. Então Gideão contruiu ali um altar a Javé e o chamou “SENHOR é paz”; até hoje, esse altar permanece em Ofra dos abiezritas.

24. Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.


  • Adonai Or SENHOR é luz

 

Yesha’yahu (Isaías) 60:19

19. lo-yihyeh-lach od hashemesh le'or yomam, ulenogah haiyareach lo-ya'ir lach, vehayah-lach, ADONAI le'or olam velohayich letif'artech.

19. O sol não será mais sua luz no dia, nem a luz da lua brilhará sobre você; em seu lugar, o SENHOR será sua luz para sempre e seu Deus será a glória.

19. Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.


  • Adonai tzur – SENHOR é Rocha

Yeshayahu (Isaías) 30:29

29. hashir yihyeh lachem keleil hitkaddesh-chag, vesimchat levav, kaholech bechalil lavo vehar-Adonai el-tzur yisra'el.

29. A canção de vocês será como uma cantada à noite, quando se guarda a festa sagrada, e seu coração está feliz, como o que caminha ao som a flauta para a montanha de SENHOR, para a Rocha de Israel.

29. Um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra uma festa santa; e alegria de coração, como a daquele que vai com flauta, para entrar no monte do SENHOR, à Rocha de Israel.


  • Adonai Emet – SENHOR é a verdade

 

Yirmeyahu (Jeremias) 10:10

10. Adonai Elohim emet, hu-Elohim chaiyim, umelech olam. mikkitzpo tir'ash ha'aretz velo-yachilu goyim za'mo

10. O SENHOR DEUS é a verdade, o Deus vivo, o Rei eterno. Em sua ira, a terra treme; as nações não podem suportar a sua fúria.

10. Mas o SENHOR Deus é a verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.


Yochanan (João) 14:6

6. Vaiyomer Yeshua: Ani ha derech, ve ha emet ve ha hayim. V’ish lo yavo el ha AV bilti al yadi

6. Disse Jesus: Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.

6. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


  • Adonai Moshia’ – SENHOR salvador

 

Yeshayahu (Isaías) 43:11

11. Anochi, anochi ADONAI ve'ein mibbal'adai moshia'

11. Eu, Eu Sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.

11. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.


Mattityahu (Mateus) 1:21

21. Ela dará a luz um filho, e você lhe chamará Yeshua (que significa Adonai Moshia’ – O SENHOR salva), porque ele salvará seu povo dos pecados deles.

21. E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.


  • Adonai shofet – SENHOR é Juiz

 

Tehillim (Salmos) 50:6

6. vaiyaggidu shamayim tzidko ki-Elohim shofet hu (selah).

6. Os céus proclamam sua justiça, pois o próprio Deus é Juiz (Pausa)

6. E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.)


Yeshayahu (Isaías) 33:22

22. ki Adonai shofetenu YAHWEH mechokekenu, Adonai malkenu, hu yoshi'enu.

22. Pois o SENHOR é o nosso Juiz, SENHOR é o nosso legislador, SENHOR é o rei. ELE nos salvará

22. Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará.


  • Adonai umefalti-li – SENHOR meu libertador

 

Shemu’El Bet (II Samuel) 22:2

2. vaiyomar: Adonai sal'i, umetzudati, umefalti-li.

2. Ele disse: SENHOR é minha Rocha, minha fortaleza e meu libertador

2. Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.


  • Adonai Uzzi – O SENHOR é minha força

 

Tehillim (Salmos) 28:7.8

7. Adonai uzzi umaginni; bo vatach libbi vene'ezareti vaiya'aloz libbi umishiri ahodennu.

7. O SENHOR é minha força e meu escudo; NELE meu coração confiou, e fui socorrido. A ELE cantarei louvores.

7. O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.

8. Adonai oz-lamo uma'oz yeshu'ot meshicho hu.

8. O SENHOR é a força para o Seu povo, fortaleza e salvação para Seu ungido.

8. O SENHOR é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.


  • Ammud HaEsh – Pilar (Coluna) de Fogo


Um aspecto do trabalho do Espírito Santo através da Luz superluminar que conduz o povo pelo deserto.

 

Shemot (Êxodo) 13:21.

21. va YAHWEH holech lifneihem yomam be'ammud anan lanchotam hadderech velaylah be'ammud esh leha'ir lahem lalechet yomam valayelah.

21. SENHOR ia à frente deles em uma coluna de nuvens, durante o dia, e os guiava no caminho, e à noite, em uma coluna de fogo para dar-lhes luz; assim, eles podiam viajar de dia e de noite.

21. E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.


  • Ammud anan Coluna de nuvem

 

Shemot (Êxodo) 13:21.

21. vAdonai holech lifneihem yomam be'ammud anan lanchotam hadderech velaylah be'ammud esh leha'ir lahem lalechet yomam valayelah.

21. O SENHOR ia à frente deles em uma coluna de nuvens, durante o dia, e os guiava no caminho, e à noite, em uma coluna de fogo para dar-lhes luz; assim, eles podiam viajar de dia e de noite.

21. E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.


  • AviNosso Pai

 

Como é bom saber que podemos chamar, com intimidade, o nosso Pai a qualquer momento, sabendo que mesmo quando adultos, Ele nos carrega no colo e cuida de nós.


Yeshayahu (Isaías) - 63:16

16. ki-attah avinu ki avraham lo yeda'anu, veyisra'el lo yakkiranu, attah Adonai avinu, go'alenu me'olam shemecha

16. Pois Tu és o nosso Pai. Ainda que Abraão nos ignorasse, e Israel não nos reconhecesse, Tu, SENHOR, és o nosso Pai, nosso Redentor desde a eternidade é o Seu nome.

16. Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome.

 

Muitas pessoas perdem a revelação do Pai. Conhecem o Deus Filho, sentem intimidade com o Deus Espírito Santo, mas sentem muita dificuldade no relacionamento com o Pai.

 

O Senhor nos desperta para o fato de que só nos dirigimos à Deus Pai quando queremos pedir algo, em Nome de Jesus. O nosso relacionamento com o Pai, é muito restrito. Para que o nosso crescimento espiritual seja harmonioso e saudável precisamos conhecer a revelação do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Aprendamos a olhar para o Pai, não como um juiz duro, mas, como um Pai tão amoroso que se preocupa com cada etapa do nosso desenvolvimento.


  • Gaal - Redentor

 

Foi Gaal que nos redimiu, mas é bom lembrar que Ele sempre está pronto para nos redimir de qualquer cova que venhamos a cair e que nenhum problema é difícil demais para Ele.

 

A palavra redimir significa, no hebraico, “tirar do cativeiro”, do poder alheio, indenizar, compensar, fazer esquecer, pagar.

 

Iyov (Jó) 19:25

25. va'ani yada'ti go'ali chai ve'acharon al-afar yakum.

25. Mas eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra;

25. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

 

Mas, quero chamar a sua atenção para a vida de Jó. Ele viveu o seu infortúnio por alguns meses (alguns teólogos afirmam que foram nove meses), mas, toda aquela tristeza foi compensada por 140 anos de extrema fartura e descanso.


Iyov (Jó) - 42:12.16

12. vAdonai berach et-acharit iyov mereshitov vayhi-lo arba'ah asar elef tzon vesheshet alafim gemallim ve'elef-tzemed bakar ve'elef atonot.

12. O SENHOR abençoou  o último estado de Jô ainda mais do que o primeiro – ele teve 14 mil ovelhas, 6 mil camelos, mil parelhas de bois e mil jumentas.

12. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.

13. vayhi-lo shiv'anah vanim veshalsh banot.

13. Ele também teve 7 filhos e 3 filhas.

13. Também teve sete filhos e três filhas.

14. vaiyikra shem-ha'achat yemimah veshem hashenit ketzi'ah veshem hashelishit keren happuch.

14. À primeira, ele chamou Y’mimah (Jemima); à segunda, K’tzi’ah (Quézia); e à terceira, Keren-Hapuch (Quérem Hapuque).

14. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

15. velo nimtza nashim yafot kinot iyov bechol-ha'aretz vaiyitten lahem avihem nachalah betoch acheihem.

15. Em parte nenhuma da terra, podiam ser encontradas mulheres tão belas quanto as filhas de Jó; e o pai delas lhes deu herança junto com seus irmãos.

15. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

16. vaychi iyov acharei-zot me'ah ve'arba'im shanah vaiyar vaiyir'eh et-banav ve'et-benei vanav arba'ah dorot.

16. Depois disso Jó viveu 140 anos, tempo suficiente para ver seus filhos e netos, quatro gerações.

16. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.

17. vaiyamat iyov zaken useva yamim.

17. Então, velho e farto de dias, Jó morreu.

17. Então morreu Jó, velho e farto de dias.


Iyov (Jó)19:25

25. va'ani yada'ti go'ali chai ve'acharon al-afar yakum.

25. Mas eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra;

25. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.


  • Immanu El - Deus está conosco

 

Immanu El (Deus conosco) abre mão da Sua glória não apenas para nos dar oportunidade de salvação eterna, através de Sua morte na cruz, mas uma vez que o próprio Deus se fez ser humano, Ele demonstra o Seu amor para com todos nós, porque como ser humano, Ele passa a entender as nossas fraquezas e erros, embora não tenha praticado nenhum erro ou pecado.


Yeshayahu (Isaías - 7:14)

14. lachen yitten Adonai hu lachem ot hinneh ha'almah harah veyoledet ben vekarat shemo immanu El.

14. Portanto o próprio SENHOR dará a vocês um sinal: a jovem engravidará, dará a luz um filho e o chamará Immanu El (Deus está conosco)

14. Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.


  • Yeshua – Deus Salva

 

A palavra hebraica para “Ele salva” e “Yoshia” que tem a mesma raiz hebraica (yud – shim – ayin) do nome Yeshua (yud – shin – vav – ayin). Assim, o nome do Messias é explicado com base naquilo que Ele veio fazer.

 

Etimologicamente, o nome Yeshua (Jesus) é uma contração do nome hebraico Yehoshua (Josué) que significa “Deus Salva”. Yeshua também é a forma masculina da palavra hebraica “Yeshu’ah”, que significa “salvação”.


  • Jeová – Forma híbrida do Nome divino de Deus

 

Se observarmos as Sagradas Escrituras em sua escrita original (hebraico e aramaico), veremos claramente que são várias as formas que expressam a Deus. Mas, é bem verdade que em nenhuma dessas expressões, existe a palavra JEOVÁ, até porque esta expressão foi idealizada muitos séculos depois da Bíblia Sagrada (Sefer Kodesh).


Então, como surgiu esta forma que expressar a Deus e que se encontra em muitas das versões da Bíblia Sagrada, inclusive as brasileiras?


Se este nome (JEOVÁ) não é encontrado nas línguas semitas (hebraico e aramaico), quem e quando, na verdade, foi criado? A resposta para este questionamento está bem claro na história.


Pietro Colonna Galatino (1460 - 1540), também conhecido como Petrus Galatinus, foi um italiano da ordem dos frades menores, teólogo, filósofo e orientalista. Ele atribui-se a fusão, pela primeira vez, das consoantes י ה ו ה (YHWH) com as vogais de אדני (ADONAY).  Dessa fusão surgiu um nome híbrido: YeHoVaH (Jeová). Isso ocorreu precisamente no ano de 1518 depois de Cristo.


Com isso, a forma Jeová foi utilizada no século XVI por muitos autores, ambos católicos e protestantes, e no século XVII era zelosamente defendida por Fuller, Gataker, Leusden e outros, contra as críticas de estudiosos como Drusius, Cappellus eo Buxtorf mais velho. A forma Jehovah apareceu na Bíblia Inglês na tradução de Tyndale do Pentateuco (1530), e é encontrado em todas as versões Inglês protestante do século 16.


Os judeus, que conhecem mais do que todos os outros povos e nações as línguas da escrita da Bíblia, falo do hebraico e aramaico, chamam o nome Jeová de Lo Hashem “não nome”, se referindo ao verdadeiro nome de Deus - Baruch HaShem Adonai – Bendito o Nome do Senhor).


Jeová não é e nunca foi, portanto, o nome do Deus de Israel e também nosso Deus.


O Jerome Biblical Commentary também chama "Jeová" de um "não-nome", e o Interpreter’s Dictionary of the Bible o chama de "nome artificial".


O Lexicon in Veteris Testamenti Libros, de Koehler-Baumgartner chama a grafia "Jeová" de "errada" e defende como "correta e original" a pronúncia "Yahveh".


No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece י ה ו ה (YHWH). Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera, em 1602.


Na Almeida conhecida como Revista e Corrigida (RC), lançada em 1898 e que ainda hoje é usada, a comissão revisora substituiu JEHOVAH por "Senhor" nas passagens em que esse nome ocorre, menos naquelas em que está junto com ADONAY (Senhor), e em algumas poucas passagens esparsas.


Nessas ocorrências a Revista Corrigida conservou JEHOVAH. Veja-se, por exemplo:


Isaías 61:1: "O Espírito do Senhor (ADONAY) JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu" (Revista e corrigida).


O termo Senhor aqui no começo e fim do versículo é o tetragrama י ה ו ה (YHWH). Onde o texto traz o nome Jeová, no hebraico está Elohim.


Vejamos este texto no original no hebraico.


Yesha’yahu (Isaías) 61:1

1. Ruach Adonai Elohim alai, ya'an mashach Adonai oti levasser anavim, shelachani lachavosh lenishberei-lev; likro lishvuyim deror, vela'asurim pekach-koach.

1. O Espírito de Adonai (Meu Senhor) Elohim (Deus) está sobre mim, pois Adonai (Meu Senhor) ungiu-me para anunciar boas-novas aos pobres. Enviou-me para curar os quebrantados de coração; para proclamar liberdade aos cativos, para dar luz aos presos nas trevas;

1  O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;


Desfrute de cada um desses Nomes Divino e saiba pedir a Deus em cada um de Seus Nomes revelados na Bíblia Sagrada e seja abençoado.

Parceiros

Rádio Boas Novas